segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Que tipo de óculos usar?


Qual óculos combina com meu rosto? Aqui vão algumas dicas para ajudar você a escolher seu óculos, e não parecer aquela pessoa brega, sem estilo.
Os óculos hoje representam modernidade e beleza, além de evitar as linhas dos raios de sol sobre a retina. Es aí a função que eles devem ser usados com os determinados critérios.
Não vá utilizando um modelo descolado e da última moda.Segundo o oftalmologista Walner Daros dos Santos, colaborador do setor de doenças externas oculares e córnea da Escola Paulista de Medicina, Unifesp, ressaltou ao site Terra. "É necessário, primeiramente, adequá-lo às atividades em que vai ser usado. No caso de esportes outdoor, isso é crucial. Existem armações e lentes específicas para ciclismo, remo, vela, esportes com bola, esqui e outros. Tudo vai depender do tipo de iluminação e da proteção contra as principais causas de trauma ao olho naquela atividade".
Outro motivo para ficar alerta é se a lente do modelo escolhido possui filtros protetores. "Eles fazem uma blindagem contra raios luminosos nocivos. Esses raios, da mesma forma que aumentaram o índice de doenças de pele, aumentaram a incidência de doenças oculares. Os raios ultravioletas nocivos podem trazer catarata e doenças degenerativas de retina. Já existem lentes terapêuticas que fazem essa proteção específica , principalmente em pacientes na terceira idade e com alguns sintomas", diz o oftamologista.
Saiba que a cor da lente não determina na eficácia de em proteger os olhos dos efeitos lesivos do sol. Seja ela preta, marrom ou verde, o que tem importância é que elas tenham fatores de filtros específicos. O oftalmologista ainda complementa assim, "A má escolha pode trazer perda de qualidade de visão, dor de cabeça, vermelhidão ocular, lacrimejamento, cansaço visual e inapetência às atividades visuais. A lente de má proteção solar expõe o indivíduo aos raios nocivos, aumentando a incidência de catarata e doenças degenativas de retina no futuro".
* Cada tipo de rosto merece um formato de óculos
Rosto Redondo:

As melhores armações são as quadradas porque as linhas retas criam a ilusão de que o rosto é mais anguloso.
Rosto Coração:
Evite os formatos grandes ou que enfatizem a testa. Modelos sem armação são ótimas opções.
Rosto Quadrado:
Modelos totalmente redondos ou arredondados apenas nas laterais suavizam as linhas da face.
Rosto Oval:
Combina com qualquer formato de armação.
Rosto Alongado:
Os esportivos ou de tamanho maior combinam fazendo com que ele pareça mais arredondado.
*http://moda.terra.com.br/interna/0,,OI423654-EI1545,00.html



Nenhum comentário: